Segunda-feira, 3 de Dezembro de 2007

Esclarecimento de alguns conceitos

 
 
O que é a dependência?
A dependência remete sempre para a relação de uma pessoa com a substância. Todas as substâncias viciantes têm aspectos positivos e negativos e podem ser melhor ou pior utilizadas pelas pessoas. A dependência é uma utilização inadequada de uma droga por quem a consome, provocando a necessidade física e/ou psicológica, dessa substância viciante.
Existem dois tipos de dependência:
  • A dependência psicológica - é um atributo do uso abusivo de todas as substâncias, consistindo na sensação experimentada pelo consumidor de que necessita da substância para atingir um melhor nível de actividade ou uma sensação de bem estar superior, recorrendo por isso de forma quase sistemática ao seu consumo. É o tipo de dependência mais grave é provocada por drogas psicoactivas (caracterizam-se pelo poder de modificar as funções do Sistemas Nervoso Central).
  • A dependência física - existe quando o organismo se adaptou fisiologicamente ao consumo habitual de uma determinada substância, verificando-se quando há uma interrupção ou diminuição acentuada do consumo dessa mesma substância
 
O que é a Toxicodependência?
  
Refere-se a um estado de dependência psicológica e/ou física originado pelo consumo repetido de uma substância psicoactiva, caracterizado pela procura e consumo compulsivo, por vezes descontrolado, de drogas que persiste mesmo tendo em conta consequências negativas extremas. A procura de drogas torna-se compulsiva em larga medida como resultado dos efeitos dum uso prolongado no funcionamento cerebral e, em consequência, no comportamento. Para
muitas pessoas, a dependência torna-se crónica, com possíveis recaídas mesmo após longos períodos de abstinência.
 
O que é o alcoolismo?
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o alcoolismo é uma doença física, espiritual e mental. Caracteriza-se como o consumo consistente e excessivo de bebidas alcoólicas, ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar e social da pessoa. Esta dependência pode ter consequências gravíssimas, como por exemplo a morte.
Resumindo:
 
 
 

António Coelho ,Catarina Vieira, Jorge Faria, Luana Pinheiro dependencias às 15:13
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

 

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Quem somos???

. Esclarecimento de alguns ...

. Glossário

.arquivos

. Dezembro 2007

SAPO Blogs

.subscrever feeds